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Como engajar melhor seu público? Dicas importantes para usar no Instagram
11-12-2019 16:58

Como engajar melhor seu público? Dicas importantes para usar no Instagram

Todo mundo já sabe que as redes sociais chegaram para mudar comportamentos. Tanto dos consumidores, quanto das marcas. Ao longo dos anos, as redes sociais foram as grandes responsáveis por mudar a forma com que o marketing é feito. A aproximação com os clientes se tornou muito maior e a exigência deles também.

Uma das redes sociais que mais trouxe essa aproximação entre marca e cliente foi o Instagram. A rede social, observando a demanda cada vez maior de seus usuários, começou a desenvolver formas de manter as pessoas cada vez mais próximas. Inicialmente, esse pensamento não era voltado para empresas, porém, as marcas começaram a observar uma grande chance de expansão nesse ambiente.

Não há como negar que hoje é impossível não estar presente no Instagram e utilizar suas ferramentas para melhorar cada vez mais seu marketing e sua comunicação com os clientes. Pensando neste cenário, separamos algumas dicas muito importantes, oferecidas por vários especialistas em marketing, para que você aproveite ao máximo tudo que o Instagram tem a oferecer para sua empresa. Confira.

Sobre o feed do Instagram

Muitas pessoas ainda acreditam que basta postar qualquer coisa no feed do Instagram que terá resultado. A realidade não funciona muito bem assim. Especialistas já disseram que o feed deve ter atenção especial. Afinal, ele sim é o verdadeiro responsável por fazer o seu perfil na rede social crescer.

O feed do Instagram é uma verdadeira forma de trabalhar seu branding. É nesta “vitrine” que você pode mostrar a verdadeira essência da sua marca e ele precisa representar essa essência de forma mais natural e verdadeira possível. Ou seja, não adianta tentar criar uma realidade a qual sua marca não pertence. Isso, inclusive, já gerou problemas para várias empresas. Afinal, hoje os consumidores estão cada vez mais atentos e pesquisando a fundo sobre os perfis que seguem.

O feed  precisa ser visto como um cartão de visita, é lá que você tem chances de alcançar mais pessoas, incentivar comentários para gerar engajamento e atrair novos seguidores e fãs da marca. Lembre-se, feed é lugar de branding e ele precisa te representar. Quando falamos de branding e representatividade, observe seu feed e analise:

  • Meu trabalho aqui é autêntico ou não?
  • Sua estética é única ou é uma imitação de outros perfis? O conteúdo do seu feed precisa ser capaz de gerar uma “comunidade”, criar fãs da marca e não apenas pessoas que passem direto pelo seu conteúdo.

Uma forma super bacana de alimentar seu feed de forma criativa e real é apostar nos vídeos. Vídeos com pessoas reais falando sobre seus produtos e mostrando de verdade todos os benefícios e qualidades das peças é um fator extremamente positivo para seu engajamento.

Pense também em legendas curtas, mas que entreguem o conteúdo de forma criativa e objetiva. Uma forma bacana de gerar engajamento nos posts é colocar perguntas no final da legenda. Não qualquer pergunta aleatória, mas algumas que tenham relação com a imagem postada e que faça com que sua comunidade deseje participar de algum debate com você nos comentários.

Lembre-se: TODOS os comentários devem ser respondidos. SEMPRE! Não adianta incentivar o engajamento no seu feed e não responder os usuários. Esse comportamento cria uma péssima visão sobre sua presença no Instagram e faz com que seu engajamento caia.

Falando sobre engajamento, esse ainda deixa muitas pessoas em dúvida. Quando usamos esse termo, estamos falando sobre o nível de interação dos usuários alcançados por um post ou página. O engajamento inclui:

  • Compartilhamentos
  • Comentários
  • Cliques
  • Mensagens Diretas
  • Opção de "salvar" o post no feed.
  • Envio do post para o direct de outra pessoa
  • Respostas das enquetes nos stories
  • Respostas das caixas de pergunta dos stories

Sobre os Instagram Stories

Por ser muito rápido, prático e divertido, os stories se tornaram parte essencial da comunicação no Instagram. É importante reforçar que o foco desta ferramenta não é aumentar o seu número de seguidores (mesmo que isso possa vir a acontecer com um bom material usado por ali), mas sim, manter os seus fãs e a sua comunidade mais perto de você com um conteúdo, praticamente, exclusivo.

A ideia dos Stories, que somem após 24 horas, é de aproximação. Enquanto o foco do seu feed deve ser em branding, os stories permitem uma abordagem mais descontraída e leve. Mas, atenção! Mesmo esta linguagem leve e descontraída precisa de dedicação e planejamento.

Para aproveitar ainda mais os benefícios que os stories oferecem, aproveite ao máximo suas ferramentas para interagir com seu público:

  • Fazer enquetes
  • Utilizar a caixa de perguntas
  • Mostrar os bastidores da empresa
  • Vídeos de making of
  • Fazer "lives" ou vídeos ao vivo
  • Fazer "Takeover" com influenciadoras digitais

Essas são algumas dicas básicas que já farão grande diferença no seu perfil do Instagram. Você já segue alguma delas? Aproveite este material para começar agora mesmo a atualizar seu feed e sua comunicação nesta rede social tão importante para sua empresa.

 

 

 

 

 

 

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