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Textos para e-commerce: invista em bons conteúdos
22-05-2019 10:32

Textos para e-commerce: invista em bons conteúdos

Na hora de criar um site ou loja virtual são várias as questões a serem observadas e discutidas entre cliente e agência.  Uma parte desse trabalho que também merece atenção são os textos para e-commerce. A produção de um conteúdo de qualidade para os visitantes do seu site é muito relevante para gerar interação e engajamento. O foco principal da criação de um conteúdo com qualidade é esclarecer dúvidas e resolver problemas específicos das pessoas que acessam seu e-commerce, site institucional ou blog. Esse trabalho é essencial para contribuir com os resultados que pretende alcançar. Algumas estratégias devem ser observadas e seguidas para a criação desses conteúdos. Confira algumas que separamos.

Textos para e-commerce. Como começar?

O primeiro passo para criar um conteúdo relevante é pensar: o que posso fazer para melhorar a experiência do usuário dentro do meu site? É importante deixar evidente informações sobre sua empresa, sobre as categorias e informações completas sobre cada produto em si, de forma que todas as dúvidas dos seus clientes e/ou visitantes possam ser respondidas ali mesmo.

Para melhorar a experiência dos usuários, podemos seguir algumas dicas importantes como:

  • Usar termos sensoriais: “macio”, “aveludado”, “resistente”... Linguagens que remetam ao toque, gosto, cheiro e som. Esses termos fazem com que os usuários associem o produto a uma memória

  • Criar um conteúdo diversificado para cada categoria e uma descrição inédita para cada produto - conteúdos duplicados ou copiados de outros sites podem causar punições pelos mecanismos de busca e prejudicar o posicionamento orgânico.

  • Utilizar palavras-chave long tail. As long tails são expressões ou termos de pesquisa mais específicos e mais longos do que as palavras-chave comumente usadas (as chamadas head tails).

No caso das palavras-chave long-tail, elas contam com características peculiares que favorecem seu uso, como:

  • Oferecer menos concorrência na busca, tornando mais fácil ranquear nas primeiras posições.

  • Ajudam a construir mais autoridade em um nicho específico.

  • Apresentam uma taxa de conversão mais alta, tanto em vendas quanto em cliques.

Quanto mais longas e específicas as palavras-chave, maiores são as chances de conversão. O ideal é utilizar os dois tipos de palavra-chave para cada momento de compra. As head-tails costumam atrair mais tráfego, mas geram menos conversão. As long-tails atraem menos visitas, mas oferecem mais chance de conversão em vendas.

Descrições de produto

A descrição do produto não deve se apegar apenas à listagem de materiais, tamanhos e cores. É importante conectar emoções  para estimular a decisão de compra. Esses gatilhos emocionais podem ser aplicados em várias partes do site, desde o primeiro momento em que o cliente acessa até a página do carrinho. Contar uma história sobre o produto é fundamental. Falar sobre como a peça veste, qual a sensação ao usá-la, como ela se encaixa no dia a dia. Quando for criar as descrições de seus produtos, tenha em mente algumas dicas:

  • O que é esse produto?

  • Que problemas ele resolve?

  • O que o torna diferente de outros produtos?

  • Do que é feito e de onde ele vem?

  • Como uso este produto?

Muitas pessoas leem os conteúdos com pressa, por isso é importante pensar em um texto que também atenda às características deste público seguindo alguns passos:

  • Destaque palavras relevantes com negrito

  • Utilize intertítulos para atrair os olhos do leitor

  • Utilize bullet points para agrupar informações de forma mais legível

  • Agrupe informações em pequenos blocos, se possível, pontuados por ícones para melhorar a retenção

 

Estratégias de SEO on-page e SEO off-page

Antes de falar sobre cada uma dessas estratégias, precisamos lembrar o que é SEO e como funciona na prática. SEO, também conhecido como Search Engine Optimization ou Otimização para Mecanismos de Busca, é basicamente um conjunto de estratégias com o objetivo de levar pessoas para o seu site, seu blog e seu e-commerce. Essas estratégias colaboram para um melhor ranqueamento em sites de busca na Internet como Google e Bing. A otimização do seu site utilizando essas estratégias permitirá que ele seja visto pelo público que deseja alcançar. Todas as informações que já colocamos aqui no texto também fazem parte das estratégias de SEO on-page e off-page. Vamos citar algumas que você precisa conhecer.

SEO on page são as estratégias utilizadas dentro do site da própria empresa, ou seja, a parte estrutural da produção do conteúdo. Como por exemplo:

  • Utilização das melhores palavras-chave para cada nicho

  • Atenção ao título da página: não deve passar de 63 caracteres.

  • Atenção à URL: Sempre precisa ser amigável, descrevendo o conteúdo de forma clara e também a categoria em que ela está inserida, se possível.

  • Meta description: textos descritivos que acompanham o título da página nos resultados do google. A ideia é utilizá-lo como um pequeno anúncio do site, de maneira que incentive o usuário a clicar. Importante utilizar palavras-chaves neste texto.

  • Design: o design responsivo e a arquitetura das páginas também colaboram para uma melhor estratégia de SEO on-page.

SEO off-page é um conjunto de ações e técnicas que acontecem fora do site, englobando metas e resultados que nem sempre temos controle. O SEO off-page mais utilizado é o compartilhamento de links do site em outros sites e redes sociais, por exemplo. Quanto mais uma página é mencionada e linkada em outros sites ou redes sociais, mais autoridade e confiança são agregados à marca.

Algumas ações off-page que colaboram para um melhor resultado:

  • Guest post: se baseia em oferecer a produção de conteúdo para outros sites e inserir links da própria empresa ao longo do conteúdo deste post.

  • Criação de conteúdos relevantes e úteis para os os usuários. Dicas, soluções e dados relevantes para cada persona para gerar engajamento e compartilhamento.

  • Investir em conteúdos de qualidade para as redes sociais

  • Participar de fóruns relativos aos assunto de cada site. Falar sobre temas pertinentes e compartilhar links de conteúdo próprio nestes fóruns.

  • Criar botões de compartilhamento bem visíveis no site e, principalmente, no blog.

A elaboração de textos para e-commerce vai além de simplesmente especificar produtos. É preciso levar em conta o nicho e o público-alvo de cada cliente para que todo o conteúdo seja criado a partir de informações precisas e que, realmente, atendam às necessidades dos clientes.

Gostou das nossas dicas? Se ainda restou alguma dúvida sobre esse assunto, entre em contato com nosso time de especialistas. Estamos à disposição para ajudar você a ter a melhor performance online.

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