Fechar
Menu
Menu
A WX3 E-COMMECE
  • Suporte
    Fale com o suporte
  • Contato Comercial
    Solicite um contato comercial
  • Oportunidas
    Trabalhe conosco
Wx3

Muito mais que plataforma

No e-commerce o que é melhor: QUANTIDADE ou VARIEDADE de estoque?
31-10-2018 13:17

No e-commerce o que é melhor: QUANTIDADE ou VARIEDADE de estoque?

Para você que, assim como eu, é ansioso(a), eu respondo logo: QUANTIDADE. :D

Se você quiser saber o porque, te conto no texto abaixo:

Inicialmente quero explicar os conceitos de quantidade x variedade que usaremos aqui:

QUANTIDADE: Poucos produtos diferentes com maior quantidade de cada um deles.

VARIEDADE: Muitos produtos diferentes com menor quantidade de cada.

Diferente de lojas físicas (em shoppings ou ruas), onde sempre temos pessoas passando pela frente e precisamos ter as prateleiras cheias de variedade para os visitantes, no e-commerce precisamos atrair os clientes através de anúncios e na maioria das vezes, eles chegam até a sua loja virtual através do um anúncio de um produto específico.

Quantidade x Variedade

Quando você inicia uma operação, obviamente tem uma quantidade X de verba disponível. Se você opta por ter uma grande variedade de produtos, fatalmente terá uma menor quantidade disponível de cada um deles, sendo assim, quando os anúncios começarem a ter uma boa performance / entrega e os clientes começarem a acessar seu site, rapidamente os produtos irão se esgotar fazendo com que os próximos comecem a receber mensagens de PRODUTO ESGOTADO, gerando uma mega frustração.

Também é preciso entender que no e-commerce cerca de 30% das compras são realizadas através de boleto bancário e que muitos desses boletos nem chegam a ser pagos (em média, apenas 40% são pagos).

Para cada boleto gerado e não pago o produto fica em um “estoque reservado” por 10 dias (prazo que deve ser aguardando englobando os dias para vencimento, prazo de compensação bancária, finais de semana, eventuais feriados, etc), ou seja, pode ser que muitos clientes recebam mensagem de PRODUTO ESGOTADO sem que você tenha realizado NENHUMA venda (caso os primeiros clientes optem por pagar através de boleto bancário).

Isso irá acarretar o aumento do custo dos anúncios e a piora da sua taxa de conversão (quantas pessoas acessam seu e-commerce X quantas pessoas compram no seu e-commerce). Para não “jogar dinheiro fora” você terá que pausar seus anúncios que estão com boa performance, perdendo todo engajamento que foi conquistado ao longo do tempo.

Trabalhando com uma quantidade maior de estoque por produto, quando as vendas aquecerem e você perceber que um produto está se destacando, terá muito mais margem de tempo disponível para buscar sua reposição. Lembre-se sempre que, no início, sua loja receberá poucas visitas orgânicas, então, você ter muita ou pouca variedade não irá impactar no volume de venda já que os clientes chegarão até sua loja virtual buscando um produto específico que viram em um de seus anúncios.

Quantidade x Variedade

O ideal é começar com poucos produtos e com uma quantidade significativa deles, e ir ampliando a variedade aos poucos, mantendo sempre a profundidade de estoque para cada variante que for acrescentado ao mix de produtos. No seu planejamento, escolha poucas categorias e trabalhe com os produtos principais de cada uma delas.

Ao acrescentar novos produtos ao seu mix, você poderá impactar os clientes já conquistados através de outras mídias, como por exemplo e-mail marketing, remarketing ou notificação push (assunto para um próximo post).

E aí, isso fez sentido para você?

Precisa de ajuda?  A Dzaine.net pode te ajudar! Entre em contato através do site ou e-mail.

Boas vendas! ?

Voltar

Endereço

Espaço ARP Avenida Conselheiro Julius Arp nº 80 - Bloco 11, galpões 108 e 109 Centro - Nova Friburgo - RJ CEP: 28623-000

A WX3 E-COMMERCE

  • Clientes
  • Contato
  • Contato comercial
  • Trabalhe Conosco
  • youtube
    @wx3
  • instagram
  • linkedin
  • tiktok
  • facebook
  • whatsapp
  • email